A fase argentina atual é promissora e invejável. A "albiceleste" iniciou um novo ciclo com vitórias e principalmente confiança após vencer Espanha, Brasil e Portugal.
Somando-se a isto, a Argentina ultrapassou o grande rival Brasil em dois quesitos:
- Exportação de jogadores de futebol no ano de 2010.
- No discutido "ranking da FIFA", onde a Argentina hoje subiu para o 4º lugar, ultrapassando o Brasil.
Além de ser o maior exportador de jogadores atuais, a Argentina esbanja em mais um quesito:
- O jogador sai da Argentina e dá certo lá fora.
O melhor técnico da atualidade do futebol brasileiro Muricy Ramalho confirmou tal tese ao dizer que os argentinos além de raçudos são profissionais e que justamente pelo afinco dos argentinos, que os europeus investem pesado na contratação de jogadores revelados pela Argentina.
Nos grandes mercados da bola, por onde se olha nota-se o seguinte: Existe um bom jogador argentino por alí.
Analisando alguns dos principais campeonatos de futebol, pode-se exemplificar:
- Diego Milito foi eleito o melhor jogador da Itália em 2010.
- Javier Zanetti é o capitão do Internazionale de Milão, clube campeão Italiano, da UEFA Champions League e do Mundial Interclubes (2010).
- Javier Pastore: A revelação mais falada do futebol italiano em 2010, Pastore (21 anos) é jogador do Palermo da Itália, com possível ida na próxima temporada ao Barcelona.
- Sérgio "Kun" Aguero: Um dos principais atacantes do futebol espanhol, ídolo em Madrid.
- Di Maria: após ser um dos principais destaques do atual campeão português (Temporada 2009 - 2010) Benfica (Portugal), Di Maria foi levado ao Real Madrid "pelas mãos" de José Mourinho.
- Saviola: Eleito o melhor jogador de Portugal na temporada 2009-2010
- Carlos Tévez: Tévez hoje é a alma da nova força do futebol inglês, o Manchester City. Tévez é simplesmente o maior artilheiro sulamericano da história em terras britânicas.
- Lisandro López: Atacante do Lyon, Lisandro foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês em 2010.
- Andrés D'Alessandro: Eleito o melhor jogador da América em 2009/2010, título concebido no ano anterior a Juan "La brujita" Verón, outro argentino.
- Darío Conca: Contradizendo o slogan presidencial "O melhor do Brasil é o brasileiro" Conca após atuar em todas as partidas do Campeonato Brasileiro pelo campeão Fluminense (fato inédito), Conca foi eleito o melhor jogador do Brasil em 2010.
Os exemplos anteriores são válidos, porém ainda estão abaixo do principal argentino mundo afora.
- Lionel Messi supera atualmente qualquer expectativa de um jogador de futebol. É o camisa 10 do clube que joga mais bonito no mundo, o Barcelona, além de ser o 10 e principal jogador da atual seleção Argentina. Lionel e seus 23 anos já carregam o fardo de melhor jogador do mundo duas vezes consecutivas (2009, 2010), além de ser exemplo como jogador dentro e fora de campo. Com um simples e veloz futebol, muitas vezes mais objetivo que atrativo, Messi encanta o mundo e orgulha a Argentina.
A frase de Victor Hugo Morales em 86 referindo-se ao gol antológico de Maradona contra os ingleses deve ser repetida a Messi: "De que planeta vieste?"
"Messi está no caminho para ser o maior da história" (Diego Armando Maradona)
"O Messi tem características diferentes da minha. É muito mais habilidoso. A bola não desgruda do pé do cara."(Zico)
Por onde se olha entre as 4 linhas de um campo mundo afora, é neles que os principais holofotes estarão. O futebol argentino é o que mais exporta, que mais brilha e encanta atualmente.
A principal tarefa destes grandes jogadores é fazer justiça ao nome que construíram pelo mundo ao vestir a camisa da Argentina neste novo ciclo, tentando contrariar as passadas gerações repletas também de astros que fracassaram.
"Eles não jogam com as pernas, jogam com o coração. Pode checar, em cada grande time ao redor do mundo, tem ao menos um deles jogando" (Trecho extraído do comercial da TyC Sports para o mundial 2010).
Merecemos o brilho de 80/90, apesar de hoje no existir jogadores como antes, bom ver que ao perder a copa estamos bem, vencendo os amistosos, é otimo. Mas temos de olar a realid y ver estamos camihando.
ResponderExcluirUma das principais chave para esse triunfo es Messi, espero que jogue na Argentina como joga no barcelona, se ultrapssar tudo como voce e mutos outros disem vai ser gran mesmo assim na seleção q é o principal, e vai sim fazer justiça a camisa e ser um dos grandes e conquistar muito pela seleção. Es o que esperamos.
PARABÉNS MULEKE... VOCE ESCREVE MUITO... VOCE É PARENTE DO HERMANO CULIO ???
ResponderExcluir