EUA e Argentina se enfrentarão no dia 26/03/11 no Estádio de Nova Jersey em partida amistosa. Após mediana campanha no mundial 2010, os americanos em casa têm por objetivo realizar alguns testes e dar procedimento ao trabalho realizado em 2010 contra uma grande força do futebol mundial, a Argentina.
A Argentina vem para o 6º amistoso no comando de Sérgio Batista, o qual vem dando procedimento em dar uma nova cara ao futebol da Seleção Argentina. Na lista de convocados contra os americanos, Batista realizou cortes, trouxe consigo novos nomes e talvez uma nova ideologia para se utlizar em campo comparada ao último jogo contra Portugal.
Lista de convocação argentina:
- Goleiros: Sérgio Romero, Andújar e Adrian Gabbarini.
- Defensores: Federico Fazio, Javier Zanetti, Ezequiel Garay, Pablo Zabaleta, Marcos Rojo, Gabriel Milito, Burdisso e Nico Otamendi.
- Meio Campistas: Mario Bolatti, Javier Mascherano, Ever Banega, Biglia, José Sosa, Esteban Cambiasso, Fernando Belluschi, Javier Pastore e Di Maria.
- Atacantes: Ezequiel Lavezzi, Lionel Messi, Nico Gaitán e Salvio.
- Defensores: Federico Fazio, Javier Zanetti, Ezequiel Garay, Pablo Zabaleta, Marcos Rojo, Gabriel Milito, Burdisso e Nico Otamendi.
- Meio Campistas: Mario Bolatti, Javier Mascherano, Ever Banega, Biglia, José Sosa, Esteban Cambiasso, Fernando Belluschi, Javier Pastore e Di Maria.
- Atacantes: Ezequiel Lavezzi, Lionel Messi, Nico Gaitán e Salvio.
A Argentina vem apresentando seus novos nomes para o sistema defensivo, fato muito cobrado pela torcida nos últimos anos. Nomes como Garay e Fazio são os mais falados dentre os novos defensores, e têm por objetivo trazer de volta a segurança ao gol argentino, uma vez realizada por grandes nomes como: Ayala, Samuel, Sensini, dentre outros. Dentre os mais experientes do setor defensivo, apenas Zanetti e Gabriel Milito foram mantidos, e assim devem continuar no decorrer das partidas.
O meio-campo trouxe apenas uma, porém grande novidade: Fernando "El Samuray" Belluschi. O volante do Porto vem realizando pelo menos há uma temporada grandes partidas pelo clube português, e vinha merecendo uma oportunidade. Belluschi atua mais como 2º volante, de pouca vocação defensiva, porém de velocidade e boa saída de bola. Belluschi provavelmente será a sombra de Banega, atual 2º volante da Argentina, que apesar de grande jogador, não vem realizando boas partidas.
Os principais cortes ficaram por conta de 4 jogadores: Higuaín, Diego Milito, Carlos Tévez e "Kun" Aguero. Milito e Higuaín não foram convocados por motivos de lesão. Quanto a Tévez, Batista realmente se mostrou desinteressado após Tévez declarar cansaço em defender a seleção e negar-se a ir jogar contra o Brasil em novembro de 2010, alegando uma duvidosa lesão. Mas quando fala-se em Tévez, Batista diz que optaria por Tévez como um "9", como jogava no Boca Juniors.
Aguero era um nome de minha aposta, mas mais uma vez está fora da lista, onde Batista alega que Aguero terá uma nova chance a curto prazo, e que ainda é novo.
Romero, atual goleiro titular deve não atuar também, por conta de uma antiga lesão. Andújar deve assumir a vaga para a partida, o que de fato é positivo para os testes e oportunidades na Argentina.
Os indícios e declarações nos dão a entender que a Argentina vem desta vez armada com um 4-2-1-3, servida de 2 volantes e de um "Enganche", o que faltou a equipe contra Portugal. Os "enganches" que a Argentina dispõe seríam Pastore e Nico Gaitán. Pastore, apesar de ser considerado por Batista como um "ponta", deve ser titular e escalado como meia de ligação contra os EUA.
Partindo do princípio da evolução tática progressiva e da chance aos novos ser dada aos poucos, acredito que a Argentina virá esquematizada da seguinte maneira contra os EUA:
Escalação: 1) Andújar, 8)Zanetti, 4) Ezequiel Garay, 6) Gabriel Milito, 17)Marcos Rojo, 14)Mascherano, 20) Banega, 23) Javier Pastore, 22) Ezequiel Lavezzi, 7) Di Maria e 10) Lionel Messi.
Apesar de Burdisso ser um nome de mais confiança na posição, Garay foi convocado pela 2º vez e deve começar a ganhar espaço na equipe, por ser conhecido de Batista desde as Olimpíadas 2008. Pastore deve ser o enganche e Messi deve continuar como o "9" da equipe, da mesma maneira que atua de maneira fantástica no Barcelona.
Há de se lembrar que nomes como Biglia, Belluschi, Fazio e Gaitán merecem reais chances de atuar, contradizendo o que se faz geralmente em amistosos: testar os jogadores apenas 10, 15 minutos.
Assim vem sendo "montada" a Argentina, que hoje busca jogadores que saibam vestir a camisa da Seleção, independente se possuem mais ou menos nome que outros no mercado europeu. A Argentina acostumada a possuir convocações recheada de "estrelismo" hoje busca a união de novos nomes, equilíbrio e o jogo de Lionel Messi, principal jogador da seleção.
Nao gostei de algumas convocações, mas golear o EUA é um dever, e ainda bem que o Batista tem consciencia de voltar com Aguero, Tevez e Higuain.
ResponderExcluirSó falta Lisandro Lopes e uns jogadores do campeonato como Moralez e yacob e outros.