Postagens:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Chegou a hora: "Kun" Aguero.

Sérgio Aguero, 22 anos. Atacante do Atlético de Madrid revelado pelo Independiente de Avellaneda.

Aguero vive momentos distintos, já que no Atlético Aguero é peça fundamental no esquema em que atua ao lado do melhor jogador do mundial 2010, Diego Forlán. Na seleção argentina, “Kun” como é chamado ainde vive status de “promessa”, onde Aguero nunca vingou em partidas pela Argentina principal.

O motivo de Aguero não ter vingado na seleção argentina tem explicação: Falta de chances reais.

O histórico de Aguero na seleção argentina não é grandioso, onde podemos citar algumas recentes participações de Kun na seleção:

- A única partida das quais os argentinos não se esquecem de Aguero vestindo a camisa da Argentina foi na vitória de 3 x 0 da Argentina sobre o Brasil nas Olimpíadas de Beijing 2008 (Batista era o entãotreinador), na qual Aguero marcou duas vezes.

Aguero após gol contra o Brasil em 2008.




- Com Alfio Basile no comando, Aguero teve algumas oportunidades ainda novo nas eliminatórias para o Mundial 2010, onde quando escalado como titular, atuava na maioria das vezes ao lado de Tévez e Messi, assistidos por Juán Riquelme. Nessas ocasiões Tévez atuava aberto pela esquerda, Messi pela direita e Aguero era o atacante centralizado.

- Com Maradona Aguero quase sempre foi tido como opção para o banco. Quando escalado como titular para as eliminatórias, Aguero assim como na era Basile, atuava como atacante central, rodeado de movimentações pelas pontas em sua maioria realizadas por Tévez e Messi.

- Na Copa 2010, como titular Aguero apenas atuou contra a Grécia, jogando como homem de movimentação ao lado de Diego Milito. Aguero, assim como Milito não aproveitaram a oportunidade. A partida frente a Grécia serviu apenas para cumprir chave e para que Martín Palermo marcasse seu único gol em copas do mundo.

Na era Batista, pós mundial 2010, Aguero apenas não foi convocado para o jogo contra Portugal (por motivos de lesão) realizado dia 09/02/11. No mais, Aguero foi chamado, mas em nenhuma ocasião foi efetivado como titular.
Com Batista como treinador da seleção principal, Aguero entrou em apenas um jogo, na goleada contra a Espanha, onde entrou no lugar de Higuaín e marcou o 4º da Argentina.

Pela qualidade técnica de Aguero, as oportunidades dadas são muito poucas, mesmo que se diga que a Argentina é servida de muitos bons homens de frente. A ausência de Higuaín e as más atuações de Milito podem gerar uma chance a Aguero em atuar no ataque argentino. E seguindo a linha de pensamento de Sérgio Batista até então com escalações em um 4-3-2-1, Aguero poderia se encaixar muito bem como homem central, mesmo que Messi tenha atuado bem nessa posição contra Portugal.

O homem central no esquema de Sérgio Batista é uma espécie de atacante flutuante, que se movimenta muito, e em certos momentos realiza movimentações pela direita e esquerda também. Aguero apesar de não ter grande porte, possui técnica, velocidade, se movimenta bem, tem bom giro ao receber a bola e realiza muito bem infiltrações após lançamentos.

Minha sugestão de ataque para o próximo amistoso da Argentina contra os Estados Unidos dia 26/03/11 inclui Aguero. E da seguinte maneira:



Linha de frente do ataque argentino
7 - Di Maria
10 - Lionel Messi
9 - "Kun" Aguero



A Argentina vive momento de renovação, e Aguero necessita de chances reais na Albiceleste






2 comentários:

  1. Ataque da seleção Argentina na minha opinião: Tevez,Aguero,Messi, um ataque desses ganha de qualquer defesa do MUNDO! e sem duvida seria o melhor ataque do mundo, entre clubes e seleções. Esses três são titulares em qualquer seleção.

    ResponderExcluir
  2. Aguero mostrou rendimento na seleção e com certeza daria um otimo 9, corre muito e tem raça caracteristicas argentinas, e com certeza o melhor meio campo do mundo é argentino, creio que dessa formação atual a argentina vinga mundialmente falando.

    ResponderExcluir