Javier Zanetti, 37 anos, capitão do Internazionale de Milão e figura mais experiente da atual Seleção Argentina. Como lateral-direito ou meio-campo, Zanetti é sempre o mesmo: categórico, jogador de classe e líder.
Zanetti estreou pela Argentina em 1994, nas Eliminatórias para a Copa dos EUA. Atuou em 2 Copas do Mundo pela Argentina: 1998(França) e 2002 (Japão/Coréia do Sul). Com seu futebol majestoso, de grande vigor , Zanetti sempre inspirou confiança aos Argentinos quando tinha a bola nos pés.
“Il Capittano” para os italianos ou “El Pupi” para os argentinos, Javier Zanetti é o jogador que mais atuou em partidas com a camisa da Argentina.
Atuações em Copa pela Argentina:
- 1998: Com a camisa 22, atuava como meio campo na seleção de Passarella,
- 2002: Com a camisa 8, atuava também como meio campo na equipe de Bielsa.
A partir de então Zanetti viveu dois momentos controversos em sua carreira pela Argentina. Zanetti participou da maioria dos jogos das Eliminatórias 2006 e 2010, sendo que em 2010 Zanetti chegou a participar de 16 dos 18 jogos das Eliminatórias.
Na convocação de 2006, Zanetti foi surpreendido como muitos argentinos ao ver o nome de Lionel Scaloni ser colocado em sua vaga. O mesmo fato ocorreu em 2010, quando a vaga de lateral direito foi dada a Ariel Garce, que havia sido convocado apenas duas vezes por Diego Maradona antes do mundial.
Segundo Zanetti, após ficar fora da lista dos convocados para 2010:
- “ A seleção sempre será parte da minha vida. Foi com 20 anos e será quando tiver 50 anos. Mas de agora em diante será muito mais complicado, porém futebol nunca se sabe. Quando estaca no início, Passarella me disse que o jogador da seleção sempre tinha que estar preparado para três coisas: para jogar e brilhar, para ir ao banco e ser igualmente útil e para estar na tribuna e também somar. Bem, hoje me resta ficar na tribuna.”
Muitos argentinos não engolem até hoje o fato de Zanetti ter ficado ausente da Seleção nessas ocasiões (2006 e 2010).
Após Sergio Batista assumir o cargo de Técnico, Zanetti foi convocado para 4 dos 5 amistosos (sendo titular sempre que convocado), o que resultou em um novo ânimo entre Javier e a Argentina.
Em entrevista recente, Zanetti declarou que pretende jogar a Copa América 2011 (que será realizada na Argentina) e quer encerrar a carreira aos 40 anos.
Sobre 2014, “El Pupi” espera que tudo termine da melhor maneira.
Jogador que mais vestiu a camisa da Argentina, duas Copas do Mundo na carreira, injustiçado ao ficar fora de dois mundiais, líder da atual Argentina, lateral-direito preferido pela maioria dos argentinos mesmo com 37 anos, pretensão de jogar a Copa América e ainda não descarta o mundial 2014: O Interminável Zanetti.
Muito bom, espero que levante a taça na copa america
ResponderExcluir