Postagens:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Procura-se um "Enganche" para a Seleção Argentina.

Denominação muito utilizada no futebol Argentino, "Enganche" é o meia armador, homem que puxa a bola do meio ao ataque, ou então o chamado “meia de ligação”.

Recentemente podemos apontar alguns jogadores de tal função:

- Copa da França 1998: A equipe de Passarella baseada em um 3-5-2 possuía Ariel “Burrito” Ortega, que com suas jogadas em velocidade armava situações de ataque auxiliadas por Verón até Claudio Lopez e Batistuta.


- Copa Japão/Coréia do Sul 2002: Dirigida por “El Loco” Bielsa, a Argentina atuava em sua maioria com um 3-5-2, onde Ortega continuava sua função de “enganche” auxiliado por Verón, e já com a sombra do ainda jovem Pablo Aimar, que quando entrava conseguia executar tal função.

"Burrito" Ortega



- Copa da Alemanha 2006: José Pékerman, então técnico da Argentina armava sua equipe com um 3-5-2, onde Mascherano e Cambiasso davam a retaguarda e eram seguidos do então “enganche” Juan Riquelme, que apesar de não ser veloz, atuava com estrema categoria armando as princpais jogadas, pela qualidade de seus passes nessa época em sua maioria a Saviola, Hernán Crespo, Carlos Tévez e ao ainda jovem Lionel Messi,

- Copa da África do Sul 2010: Diego Maradona definiu a Argentina em um 4-3-3, onde Mascherano atuava isolado na retaguarda e Verón era o encarregado de levar a bola do meio ao ataque, contando com o apoio de Di Maria e Messi pelas pontas. A idéia teve pouco sucesso.

O último amistoso da Argentina em 2011 frente a Portugal mostrou uma Argentina bem postada e segura no meio, já que contava com 3 volantes: Mascherano, Banega e Cambiasso. Porém muitas vezes estes ficavam longe dos 3 homens de frente: Di Maria, Lavezzi e Messi, por não haver um meia que recebesse a bola e executasse assistências ao ataque. Messi (que atuou como atacante de ofício) em vários momentos era o homem que vinha buscar e carregar a bola até Di Maria e Lavezzi.

Em situações anteriores Batista testou os seguintes jogadores como enganche:

- D'Alessandro atuou como titular contra o Japão: tarefa falha, já que D'Alessandro teve atuação apagada e com muitos erros de passe. 

- Javier Pastore contra o Brasil: Auxiliado por Banega e Messi, Pastore atuou tímido e pouco buscou, carregou a bola ao ataque. Atualmente Pastore é o favorito para a função, pela idade e pelo grande momento que vive no Palermo(Itália).


Os nomes alternativos para a vaga que surgiram são:

- Nico Gaitán: Pouco comentado pelos argentinos, o meia do Benfica (Portugal) já foi convocado para os 3 últimos amistosos da Argentina, porém ainda não teve nenhuma chance.

- Juan Riquelme: em Fevereiro deste ano Riquelme declarou interesse em atuar pela Argentina na Copa América 2011. O que falta a Riquelme é ritmo, boas atuações e chances.

- Darío Conca: Campeão Brasileiro pelo Fluminense em 2010 e melhor jogador da competição, Conca ganhou nome no Brasil e na Argentina devido a repercussão do título e das boas atuações. Batista elogiou o futebol de Conca, mas disse que não pensava em chamá-lo ainda.

- Maxi Moralez: Enganche do Vélez Sarsfield, foi cogitado para o amistoso contra Portugal em Fev/2011. A convocação não ocorreu, mas tudo indica que Maxi ainda deve ter uma chance, após um bom Campeonato Argentino que realizou em 2010.

A Argentina servida de um enganche que executasse sua função de maneira correta produziria mais em campo, já que:

- O meio-campo ficaria menos congestionado. 
- Lavezzi e Di Maria, os quais vêm sendo escalados nas pontas por Batista ganhariam mais avanços.
- Messi sería menos sobrecarregado de tantas funções, o que diminuiría a "Messidependência" atual na equipe.

Aguarda-se o "Enganche"
Román Riquelme.

Um comentário:

  1. Acho o CONCA o estilo do ortega.... caberia facil... mas esses loucos que dirigem nossa seleção nunca ve o muleke... tem idade boa pra mais de duas copas...


    da idéia de por o JONAS UIHAuiHAuiHUAiHUAI

    FORA JONAS!

    Muito bom assunto... acho que poderia pensar na nossa zaga também... falta muita coisa lá, e no gol também!

    vamo vamo

    ResponderExcluir