Postagens:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sérgio Batista e a nova era na Seleção Argentina.

BatstEncerrada mais uma "era" na Seleção Argentina após o fracasso em 2010 na África do Sul, onde "La Albiceleste" passou mais uma vez a ter pesadelos com os alemães. Em 2006 comandados por Pékerman, e desta vez pela figura maior: Diego Armando Maradona.
Dieguito saiu acompanhado por um discurso de cansaço e desavenças com superiores da AFA, após um mundial onde os argentinos viveram mais de sonhos ao reviverem 86 do que a realidade que estava a frente de todos:

- Um sistema defensivo "velho" e sem velocidade.
- Uma seleção sem um desenho tático definido, exposta atrás e comandada por um capitão Javier Mascherano sobrecarregado.

Após o fim da era Maradona, "El Checho" Sérgio Daniel Batista, ex treinador da seleção olímpica, bicampeã dos Jogos Olímpicos de Beijing - 2008 assume no início de novembro de 2010, com o intuito de dar uma "nova cara" a uma Argentina com necessidades de manter os talentos remanescentes e renovar alguns setores, principalmente o defensivo.

Com o discurso de fazer com que a Argentina jogue semelhante ao Barcelona e para que o futebol  de Messi brilhe, Sérgio Batista já dirigiu a seleção em 5 amistosos:

- 11/08/10 Irlanda 0 x 1 Argentina
- 07/09/10 Argentina 4 x 1 Espanha
- 08/10/10 Japão 1 x 0 Argentina
- 17/10/10 Argentina 1 x 0 Brasil
- 09/02/11 Argentina 2 x 1 Portugal


Batista como DT na goleada contra a Espanha



O Saldo de Batista é positivo, são 4 vitórias frente a 1 derrota. Positiva também é a evolução da Argentina taticamente, e o mesmo é ressaltado quando analisamos as listas de convocações.

A análise do primeiro amistoso frente a Irlanda e do último contra Portugal não nos deixa mentir, já que os novos nomes no setor defensivo começaram a surgir e o time vem ganhando uma "cara tática".

Para o próximo amistoso são aguardados os seguintes nomes e situações:

- Federico Fazio para a defesa.
- O retorno de "Kun" Aguero, injustiçado pela falta de reais oportunidades.
- A volta de um meia clássico ou "enganche" que fez falta contra Portugal, já que Banega e Cambiasso ficaram longe do ataque. Atualmente essa função fica por conta de: Pastore, D'Alessandro, um possível retorno de Riquelme, ou então em uma surpresa a parte na vinda de Maxi Moralez - Meia do Vélez Sarsfield (Já citado como possibilidade contra Portugal).
- Os novos nomes: Marcos Rojo, Enzo Pérez e Lucas Biglia devem se manter na lista. 
- Tudo indica que Messi deve ser mantido em sua função de "9" da mesma maneira que atua no Barcelona, já que "La Pulga" atuou muito bem contra Portugal. A dúvida ocorre pela volta ou não de Gonzalo Higuaín, recém lesionado devido a uma hérnia de disco lombar.


O próximo desafio de Batista em sua jornada pela Argentina será realizado no dia 26/03/11 contra os Estados Unidos em Nova Iorque.

O time atual de Batista é baseado no seguinte esquema tático: 4-3-2-1, onde o último time base de Batista contou com: Romero, Zanetti, Burdisso, Gabriel Milito, Marcos Rojo, Mascherano, Banega, Cambiasso, Di Maria, Lavezzi e Messi.

Mais informações: Sérgio Batista: DT - AFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário