Aproveitando a brecha de "momento de renovação e testes", entende-se que a Argentina deve cumprir a partida frente aos EUA de maneira mais burocrática, ou seja, realizando a progressiva evolução de oportunidades e diversificação tática.
Como disse no texto anterior, acredito que seguindo isso, a Argentina teoricamente deve entrar da seguinte maneira contra os EUA:
- Andújar, Zanetti, Garay, Gabriel Milito, Marcos Rojo, Mascherano, Banega, Pastore, Di Maria, Lavezzi e Messi.
Contra os EUA, dificilmente todos os jogadores terão oportunidades de atuar, situação adversa do jogo frente a Costa Rica.
Contra a Costa Rica, por ser um amistoso de menor porte e dificuldade, as oportunidades se abrirão aos novos nomes e intenções táticas. Conforme a última convocação, a qual considerei a melhor realizada nos últimos 4 anos (salvo as ausências de Aguero, Enzo Pérez e Maxi Moralez), a Argentina pode alternar sua escalação/posicionamento da seguinte maneira:
(Que a numeração não seja considerada)
4-1-2-1-2: 1)Andújar, 2)Angeleri, 4)Federico Fazio, 6)Garay, 17)Marcos Rojo, 14)Mascherano, 8)Zanetti, 7)Belluschi, 23)Javier Pastore, 22)Lavezzi e 10)Messi.
Observações:
- Com a necessidade de se testar um novo lateral direito e com a ausência de Zabaleta, Angeleri ganharia a vaga, porém sem retirar Zanetti do plantel, que atuaria desta vez ora como 2º volante, ora como "winger" pela direita.
- Belluschi sería o 3º volante, com menos vocação defensiva. Não teria tanta vocação de winger como Zanetti, pois Lavezzi supriria a movimentação nas pontas do lado esquerdo.
- Pastore sería o "enganche" e em certos momentos trocaría o posicionamento com Lionel Messi, tornando-se ponta, já que Messi atua muito bem trazendo a bola do meio ao ataque.
4-2-1-3: 1)Andújar, 2)Angeleri, 4)Federico Fazio, 6)Gabriel Milito, 17)Marcos Rojo, 14)Mascherano, 5)Cambiasso/Biglia, 11)Nico Gaitán, 7)Di Maria, 23)Pastore e 10)Lionel Messi.
Observações:
- Cambiasso ou Biglia ganhariam espaço como 2º volante.
- Finalmente Nico Gaitán sería testado no plantel titular, atuando desta vez como "enganche".
- Pastore atuaria como Batista o definiu, como um "ponta".
- Messi sería o "9" da equipe.
No atual plantel, jogadores como Belluschi, Gaitán, Biglia, Fazio, Garay, Zabaleta e Angeleri são merecedores de reais chances como titulares por alguns fatores:
- Fazio e Garay tem por objetivo atuar e dar início no processo de renovação do sistema defensivo.
- Zabaleta e Angeleri são os principais nomes para substituir Zanetti.
- As más atuações de Banega levam a Argentina a procurar um possível substituto para a função. Atualmente Biglia e Belluschi são fortes concorrentes.
- Gaitán é um dos concorrentes a função de enganche. Gaitán foi convocado para 3 dos 5 amistosos, e se quer entrou em campo em algum.
![]() |
Federico Fazio |
![]() |
Lucas Biglia |
Várias formações poderiam ser esquematizadas com o plantel que a Argentina possui atualmente, porém para priorizar tais jogadores, essas duas são as de maior agrado para mim.
A Argentina tem tudo para vencer e brilhar nos dois próximos amistosos, um de nível mediano frente a emergente seleção americana, e o outro uma espécie de jogo teste, contra a Costa Rica.
Prefiro a primeira com um volante atrás dando liberdade para o meio a frente... e esses laterias devem ficar, deixa que o meio pra frente resolva.
ResponderExcluirParabéns pelo BLOG, sempre acompanho, am abraço desse paulista argentino! vamo, vamo.