No blog Futebol Argentino, você encontra a sugestão tática proposta por Zanata Arnos para a Argentina na Copa América 2011. O Zanata autorizou e o blog "Afajota" repassa a idéia.
Achei muito inteligente a proposta tática, que estrutaria a Argentina da seguinte forma:
Achei muito inteligente a proposta tática, que estrutaria a Argentina da seguinte forma:
O que muda principalmente dessa Argentina em comparação a atual Argentina de Batista?
- Mascherano sería escalado como Zagueiro, e Cambiasso como primeiro volante.
- Banega sería o 2º volante de aproximação ao ataque, e também o volante de contenção em certos momentos junto a Cambiasso.
- Pastore sería escalado como Meia armador pela esquerda, fazendo a aproximação junto a Messi e Di Maria. Javier Pastore declarou essa semana que já foi testado como volante e ponteiro por Batista nos jogos contra o Brasil e Costa Rica respectivamente, e prefere jogar próximo ao gol pelo meio.
- Um esquema de 3 atacantes requer ponteiros de origem. Batista vem optando por Tévez na esquerda. Mas nessa proposta se vê Di Maria como o ponteiro esquerdo, que consegue executar jogadas em profundidade e cruzamentos à area, ao contrário de Tévez, que busca o jogo mais pelo meio.
- Messi sería o atacante central e ao lado de dois jogadores de movimentação como é o caso de Aguero e Di Maria, e assim conseguiria se movimentar em ambas as pontas. Com a chegada de Pastore pelo meio, Messi voltaria menos para buscar a bola, e isso sobrecarregaria menos o seu jogo.
- Aguero sería o ponteiro direito, onde a característica de Aguero de drible e finalização não dariam jogadas como as de Di Maria em profundidade, mas sim uma aproximação de Messi no meio, e mais remates ao gol.
- Marcos Rojo sería mantido como lateral esquerdo pela vitalidade em avançar e defender, pois é jovem.
Apoio a idéia de Zanata, e por isso deixo aqui no blog como complemento o vídeo postado pelo blog:
O trio Banega, Pastore e Messi daría mais mobilidade de passes e movimentação no âmbito meio/ataque da Argentina, e devolveria mais o "Toco y me voy" tão idealizado por Batista, que atualmente utiliza Banega e Cambiasso se aproximando de Messi. Cambiasso é um volante técnico, mas não realiza com tanta eficácia a proximação da meta como Pastore.
Banega, Pastore e Messi atuaram juntos pela última vez na vitória da Argentina sobre o Brasil em Novembro/2010.
Mascherano vem sendo muito pedido pelos argentinos como zagueiro, pelas boas atuações no Barcelona na posição. Porém Batista respondeu ao blog "Afajota" que a intenção é tê-lo como volante, e a escalação como zagueiro viria como uma urgência, o que mantém uma coerência, por se ter Pareja e Garay, zagueiros de origem no banco de reservas.
O 4-3-3 não precisa ser mudado, e nem o ideal a "lá Barcelona". Peças para se mudar à Argentina é o que não falta.
Acho interessante essa escalção, porém deixaria o Tévez no ataque junto com Aguero.
ResponderExcluirComporia o meio desse mesmo jeito, dando liberdade pro pastore contruir as jogadas junto com o banega, porém o Zanetti iria menos ao ataque, dando prioridade ao Rojo já que ele é rápido, faria o Pastore ajudá-lo e junto com o Tévez seria um triângulo da esquerda-meio enquanto Messi, Banega e Aguero seria o triângulo da direita-meio.
Cabiasso ficaria protegendo a zaga composta pelo Mascherano no meio, Burdisso na esquerda e Zanetti na direita.
Abraços e dálhe Argentina