Postagens:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sabella convoca e as surpresas começam a surgir.



Na noite desta quinta-feira(27/10), Alejandro Sabella em conferência à imprensa convocou 21 jogadores para as partidas referentes às Eliminatórias 2014. As partidas e seus respectivos locais serão:

- 11/11/2011 - Argentina x Bolívia - Buenos Aires / Monumental de Nuñez.
- 15/11/2011 - Colômbia x Argentina - Barranquilha.


A lista anunciada por "Pachorra" contou com 4 nomes ainda não convocados no decorrer da trajetória de Sabella frente ao Selecionado argentino. Confira os 21 convocados:
  • Goleiros: Sérgio Romero(Sampdoria - Itália) e Mariano Andújar (Catania - Itália).
  • Defensores: Martín Demichellis(Málaga - Espanha), Nico Burdisso (Roma - Itália), Federico Fernández ( Napoli - Itália), Luciano Monzón ( Nice - França)*, Pablo Zabaleta(Manchester City - Inglaterra) e Marcos Rojo (Spartak Moscou - Rússia).
  • Meio-campistas: Javier Mascherano(Barcelona - Espanha), Éver Banega(Valência - Espanha), Fernando Gago(Roma - Itália)*, Pablo Guiñazu(Internacional de Porto Alegre - Brasil)*, Javier Pastore (PSG - França), Nico Gaitán ( Benfica - Portugal) e José Sosa (Metalist - Ucrânia).
  • Atacantes: Lionel Messi(Barcelona - Espanha), Ángel Di Maria(Real Madrid - Espanha), Gonzalo Higuaín (Real Madrid - Espanha), Ezequiel Lavezzi (Napoli - Itália)*, Germán Denis ( Atalanta - Itália) e Sérgio Aguero (Manchester City - Inglaterra).
*Monzón, Fernando Gago, Pablo Guiñazu e Lavezzi nunca haviam sido convocados por Sabella para a Seleção Argentina principal.

O que é válido ressaltar diante dos convocados por Sabella?

- Luciano Monzón será o titular na primeira partida diante da Bolívia no Monumental de Nuñez, já que Marcos Rojo, então dono da vaga nos setor da lateral esquerda, está suspenso por cartão. Sabella tenha talvez cometido um equívoco ao chamar Rojo para tais partidas. A Argentina vive fase de testes, e Rojo (que não atuou bem em nenhuma partida pela Argentina desde os tempos de Sérgio Batista) vem sendo uma aposta falha. Cristian Ansaldi (Rubin Kazan - Rússia) e Emiliano Insúa (Sporting - Portugal) são nomes que vêm merecendo uma chance no setor.

- Sabella convocou a princípio apenas 3 zagueiros: Demichellis, Burdisso e Federico Fernández, um número baixo para duas partidas de Eliminatórias. Em contrapartida Sabella convocou 4 volantes: Mascherano, Banega, Gago e Guiñazu. Teríamos um indício de Mascherano poder ser escalado como defensor em alguma partida?


- Fernando Gago foi anunciado pela imprensa Argentina como o volante ideal para o esquema preterido por Sabella. Gago não atuava pela Argentina desde a Eliminação da Copa América para o Uruguai nas Quartas de Final em Córdoba, onde se lesionou no decorrer da partida. Agora no Roma - Itália, o volante argentino se recuperou e vem tendo continuidade nas partidas, fato que dificilmente vinha ocorrendo quando o mesmo atuava no Real Madrid.

- Nomes antes convocados e que mereciam continuidade: Ezequiel Garay(Benfica - Portugal), Cristian Ansaldi (Rubin Kazan - Rússia), Ricardo Álvarez (Internazionale - Itália) e Lisandro López (Lyon - França).

- Sabella ainda poderá anunciar mais jogadores (para totalizar 26, número máximo permitido), fato que se ocorrer, provavelmente tais convocados serão "atuantes" do futebol argentino para compor a lista dos convocados. As expectativas rondam os seguintes nomes: Orión, Sebá Dominguez, Iván Pillud, Héctor Canteros, Augusto Fernández, Clemente Rodríguez e Rodrigo Braña.

Sabella e sua comissão haviam anunciado que a Argentina poderia atuar com uma espécie de "Plantel B" para a primeira partida contra a Bolívia no Monumental, sendo que a "Força Máxima" sería utilizada apenas no jogo frente a Colômbia. As justificativas ficaram por conta do cansaço sofrido pelos jogadores nas primeiras rodadas das Eliminatórias e também para uma abertura a novas oportunidades.

O Monumental espera novamente La Albiceleste.

3 comentários:

  1. Eu não consigo entender como um treinador argentino muda 8 nomes de uma convocação para outra,será que ele não acompanha futebol e não conhece os jogadores que convocou?

    Não é hora para testes de laboratório,sabemos quem tem qualidade e quem não tem,acompanhamos futebol como todo mundo e hoje não há mais surpresas,não há jogadores sem experiência.

    O que vemos é mais um louco fazendo experimentos,usando 4-3-3,5-3-2,4-4-2,sem saber ao certo como vai jogar e ainda mantendo jogadores dispensáveis até no Bangu-RJ.

    Sabella convoca um volante que tem idade para ser avô dele,sabe que não poderá mantê-lo por muito tempo,mas corta Rick Álvarez e ainda Insúa,Pareja sem serem sequer testados,não chama Montillo,chama novamente o Denis,que é ridículo ao extremo,além do limitado Demichelis,que já deveria ter se aposentado.

    O que é mais ridículo é que só temos 1 meia armador,que é Pastore e que ainda é reserva desse time medíocre que ele leva a campo com esse 5-3-2 que somente ele entende.

    Rojos é uma afronta à lógica futebolística,não dá para ser,não tem potencial,pelo menos agora,não sei se terá,não posso dizer o que será dele no futuro,mas seu presente não o coloca em condições de jogar em uma seleção.

    Gago é mais uma invenção da imprensa argentina,ele é um jogador qualquer,o que ele fez até agora?Qual referência podemos dar dele?

    Todos estamos vendo a evolução do Garay e já merece uma chance.

    Por que a imprensa não diz que Pastore e Aguero seriam os homens ideais para qualquer esquema?Será que o esquema do Sabella deve ser mais importante do que as peças,não seriam as peças o ponto de partida para um esquema?

    É só ver o Barcelona e como Guardiola conseguiu equilibrar a relação jogador x esquema e esquema x jogador.É fantástica a visão que ele tem de futebol,como a equipe joga ofensivamente e cumpre o seu papel defensivo dentro de um padrão tático,fugindo muitas vezes da característica de alguns jogadores,mas há esse equilíbrio sem medo,sem esse covarde e burro 5-3-2 contra a ridícula Venezuela,por exemplo.

    Sabella é mais um como Sergio Batista,Maradona,Passarela...Queria estar convencido do contrário,mas as evidências mostram que virão mais fracassos,a não ser que ele mude radicalmente o rumo do seu fantasioso projeto...

    ResponderExcluir
  2. Olá Glauco!

    - Pois é, Sebá foi citado sim pela imprensa argentina como um dos "concorrentes" a vaga dos convocados locais. Alguns dias depois que postei o texto, Desábato também foi citado pela Radio "La Red" argentina.

    A convocação dos locais deve sair amanhã(domingo) a noite ou segunda-feira.

    E espero sinceramente que os nomes citados da defesa nem sejam cogitados.

    Abraços, Júnior.

    ResponderExcluir