Postagens:

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sabella inicia a preparação da Argentina para os amistosos.

A Argentina inicia em Calcutá(Índia) sua preparação para os amistosos contra a Venezuela(02/09) e Nigéria(06/09). A Seleção chegou em Calcutá ontem (30/08), com grande recepção e com o clamor dos indianos principalmente ao melhor jogador do mundo, Lionel Messi, que agora também será o novo capitão da Seleção.


A chegada da Seleção e a designação de Messi como o novo Capitão da Seleção:



Desde 1999, quando Passarella deu lugar a Bielsa no comando da Argentina, Sabella será o 6º técnico estreante em 12 anos. Neste período, o jogo contra a Venezuela desta sexta-feira(02/09) significará a 3º estréia da Argentina contra uma equipe Sulamericana.

Confira o diagrama das últimas estréias de técnicos da Argentina nos últimos 12 anos através do texto que publiquei no Blog Futebol Argentino do Globo Esporte LINK AQUI!

A primeira equipe idealizada por Sabella foi baseada em um 4-3-3, com um meio campo formado por 3 volantes posicionados em triângulo de base alta. Os homens de frente são Messi, Di Maria e Higuaín, que voltam a fazer trio, última vez aplicado contra o Brasil em Novembro de 2010, em Doha - Qatar.



"Numeração simbólica"
1)Romero, 2)Zabaleta, 4)Otamendi, 3)Demichellis, 6)Marcos Rojo, 14)Mascherano, 16)Lucho González, 17)Rick Alvarez, 7)Di Maria, 10)Messi e 9)Higuaín.


O que podemos apontar nesta equipe idealizada por Sabella?


- O Meio campo tería a "proteção" de Mascherano e em certos momentos de Lucho González, que também dividiria função de armador com Lionel Messi.

- Rick Alvarez sería médio/ala, jogando na sua característica principal: avançar pela ponta, o que sobrecarreagaria menos Di Maria que executa função semelhante. Em certos momentos pode-se ver até mesmo os dois homens pela esquerda invertendo o posicionamento origem.

- Lionel Messi sería o atacante da direita, que também realizaria infiltrações pelo meio da área, que tería como referência Gonzalo Higuaín, centro avante nato. Messi e Lucho parecem revesar o apoio no centro da cancha, ou seja, quando Lucho avançar, Messi abre espaço na direita e Higuaín se centraliza.

O mais interessante do time de Sabella, é que com as entradas de Rick Alvarez e Lucho González, que gostam de atuar pelas pontas do campo, os laterais aparentemente avançariam menos ao ataque, o que compactaria mais a linha de 4 defensores na defesa argentina.

- Demichellis e Otamendi voltam a ter espaço como titulares desde o Mundial 2010. Otamendi desta vez joga como sabe, como defensor, e não como lateral direito, como Maradona quis.



Uma outra proposta que podería ser aplicada, é armar esta mesma equipe pelo 4-1-3-2, já utilizado por Sabella no Estudiantes de La Plata:



"Numeração simbólica"
1)Romero, 2)Zabaleta, 4)Otamendi, 3)Demichellis, 6)Marcos Rojo, 14)Mascherano, 16)Lucho González, 17)Rick Alvarez, 7)Di Maria, 10)Messi e 9)Higuaín.


Neste caso, Lucho González sería utilizado centralizado, como Sabella disse em entrevista ser sua preferência em relação a Lucho. Ao lado de Lucho, os extremos do triãngulo de base alta: Rick Alvarez e Di Maria, que atuariam como ponteiros. Messi atuaría como atacante pela direita e dividindo a função de "enganche" com Lucho. Higuaín sería o "9" nato, centralizado e fixo na frente.


A equipe de Sabella começa a ganhar "cara" para a estréia.

2 comentários:

  1. Sabella inicia o seu trabalho na seleção com uma formação bastante ofensiva se levarmos em conta seu histórico no Estudiantes.Ele,assim como fez Sergio Batista no último jogo contra o Uruguai,usa Messi,Di Maria e Higuain juntos,além de Zabaleta e Mascherano.
    Não sei como ele deverá utilizar (Di Maria),mas sei que é um jogador sem função tática,apenas um velocista com bons dribles que algumas vezes dão certo e outras não.(Aguero) parece não ter a preferência dos nossos treinadores e o nome de (Higuain) tem um peso além do seu futebol,mas entendível pelo clube no qual atua e é atualmente reserva.
    (Pastore) é outra vítima dos nossos treinadores ou momentaneamente está nessa condição por ainda não estar em plena forma física no PSG.(Banega) deixou de ser uma referência para ser mais um homem de meio campo,o que me parece injusto pela sua qualidade,pois se jogasse no Real Madrid seria titular absoluto como foi (Cambiasso) por jogar na Inter de Milão.
    Masquerano é uma referência que não me agrada na função de volante,é um ótimo marcador e Guardiola,sabiamente, já encontrou a função dele no Barcelona:zagueiro.Só falta Sabella ver isso.
    Quanto à tática utilizada por Sabella para acomodar esses jogadores,confesso que estou ansioso para ver na prática,pois não sei qual será o esquema utilizado e quem jogará onde.O certo é que muitos serão testados ainda,alguns nomes vão causar decepção e outros surgirão,é começo de trabalho,é momento de testar,mas só espero que não se repitam os absurdos cometidos por todos os treinadores que vieram dando a nossa seleção a sua cara e não a verdadeira cara do nosso futebol.

    ResponderExcluir
  2. Elton Souza
    Gostei do esquema tático,mas ñ gostei dos jogadores que o compunha!!!Demichelis e Otamendi no miolo da zaga,Sabella já começa fazendo o mesmo erro dos outros treinadores anteriores.Aprender com os erros dos outros é ser sábio e cometer os mesmos erros é idiotice!!!Pena que Garay e Ansaldi ñ vão poder atuar,pq para mim são dois potenciais titulares.Se é para ter uma linha de 4 na defesa mais conservadora que a lateral-esquerda seja composta por Ansaldi.Enquanto ao Lucho,se for para utiliza-lo como enganche pelo centro do campo,prefiro o Pastore,que ñ sei pq ñ é o titular,se for pela forma física,acho que Sabella não assistiu ao jogo PSG e Toulouse onde Pastore jogou muito bem,ele é titular indiscutível assim como o Messi,que alias gosta muito de jogar ao lado de Pastore,tanto que no início dessa janela de verão indicou ao Barcelona!!!Lucho como o volante pela direita ñ me agrada NESSE ESQUEMA pelo fato de ser lento na recomposição no meio campo,assim irá sobrecarregar o Mascherano e o adversário chegará fácil para o combate na frágil defesa Argentina!!!
    Não entendo o Agüero o banco,acho o Higuain um jogador de seleção,mas ñ demonstrou poder de decisão para ser o "9" titular,o Di Maria tb me parece do mesmo modo que o Higuain,para mim tb um ótimo reverva nesse esquema!!!
    Como a Argentina ñ tem uma boa defesa o jeito é recorrer ao 3-5-2,então o time seria o seguinte: Romero,Burdisso,Garay,Pareja,Mascherano,Banega, Lucho,R.Alvarez ou Di Maria,Pastore,Messi e Agüero.

    ResponderExcluir