Postagens:

domingo, 3 de julho de 2011

"Não haverá grandes mudanças"

Assim disse Batista em entrevista a imprensa. E não é de se estranhar, já que o que se espera da Argentina são mudanças apenas de peças, e não da estratégia de jogo. Batista vem treinando a Argentina no 4-3-3 desde a partida contra o Brasil em Novembro de 2010, e não sería agora que isso mudaria.

A Argentina se portou bem contra a Bolívia na estréia da Copa América 2011, mas alguns pontos denunciaram possíveis mudanças na Argentina para a próxima partida diante da Colômbia:

- Marcos Rojo, lateral esquerdo atuou de maneira tímida e pouco exerceu sua função característica de lateral. Pouco apoiou e avançou ao ataque. 

- O "enganche": A Argentina mostrou-se claramente prejudicada pela falta de um meia armador, função dividida no 1 tempo por Banega e Messi, e no 2º tempo destinada a Messi, que pouco conseguiu fazer na improvisada função.

- A ponta esquerda: Iniciada por Tévez no 1º tempo, a ponta esquerda do ataque argentino mostrou-se ser uma "zona morta" até a entrada de Di Maria, ponteiro nato, que passou no 2º tempo a avançar mais e a exercer mais cruzamentos e jogadas pela direita.


Muito se falou em tom de crítica a Ezequiel Lavezzi, mas creio que Lavezzi atuou de maneira regular pela ponta esquerda, onde mostrou dedicação, boas arrancadas e entrosamento com Messi. Mas Lavezzi ficou marcado na partida pelos momentos de descontrole e pelos dois péssimos cruzamentos sem direção no 2º tempo. Tenho minhas idéias que Lavezzi será mantido, apesar das críticas.


O que pode ser alterado na Argentina?

- Batista realizou um treinamento utilizando Zabaleta pela direita e Zanetti pela esquerda, o que podería apontar novas perspectivas nas laterais da Argentina. Zabaleta e Zanetti apesar de atuarem pela direita, possuem polivalência nas laterais.

- A questão do meia armador foi apontada, tentou ser corrigida no 2º tempo com o improviso de Messi, mas a missão foi falha. Javier Pastore vem sendo apontado como um nome para a posição, e mantendo-se os 3 volantes, Cambiasso por não estar 100% pode ser o nome a ser cortado para a entrada de "El Flaco" Pastore.

- A ponta esquerda: Di Maria vinha sendo o titular da posição, e às vésperas da partida Tévez foi escalado como titular para a surpresa de muitos. Tévez não foi bem, manteve-se apagado durante quase toda a partida, e Di Maria entrou bem na 2º etapa.


E ainda há o fator Aguero. A imprensa argentina fez uma alusão a entrada de Aguero na partida como uma "Kunfusión", já que a boa atuação de Aguero deve mexer com os planos de Batista para o ataque.

Aguero foi o nome da Argentina contra a Bolívia.




Um comentário:

  1. Acho que Sergio Batista não conseguiu montar a equipe que se assemelharia ao estilo de jogo que ele diz defender como ideal para a Argentina.Se Batista usa o Barcelona como referência,ele não assiste aos jogos do Barça e nem defende o futebol arte como propaga muitas vezes através dos veículos de comunicação.Cambiasso,Mascuerano e Banega não conseguiram trocar dois passes juntos,eles não tem harmonia coletiva nem características de movimentação e toques curtos com chegada na área adversária,limitam-se apenas a tocar de lado e transferir para Messi ou para os laterais a responsabilidade de desenvolver as jogadas ofensivas.Batista não pode obrigá-los a ser uma coisa que não conseguem ser,são eficientes apenas no desarme e nada mais.Apenas Banega possui um pouco mais de técnica e pode variar o jogo com qualidade,mas os outros dois volantes precisam se apresentar também para povoar o meio de campo e aproximarem-se dos homens de frente,dando a Messi a condição de finalizar ou conduzir a bola em velocidade para armar as jogadas para os dois atacantes ou finalizar quando preciso.Não se pode cobrar muito dos laterais,Rojos é só isso que mostrou e Zanetti não mudará nada pelo lado esquerdo,esse não é o problema,é preciso escalar Pastore para o meio campo e sacar Cambiasso,colocar Aguero e tirar Tevez.Milito é ridículo,não joga no Barcelona e não poderia jogar na Argentina,é absurdo um zagueiro desse nível.Pareja é uma boa opção.
    Lavezzi deveria jogar pela esquerda e Messi variar com Aguero,seria mais lógico porque Messi limpa rápido da direita para o meio e finaliza ou arma para quem estiver mais próximo,é só assistir aos vídeos do Barcelona,além de Aguero ser um matador nato.

    ResponderExcluir