Está se tornando clichê criticar a defesa Argentina ou então dizer que o time argentino é completo, "mas a defesa..."
Existe um paradoxo, uma inversão de valores na Seleção Argentina, já que ao mesmo tempo em que tanto se fala em Mascherano, Pastore, Messi, Tévez, Higuaín, Aguero, Diego Milito, Cambiasso, dentre outros, surgem críticas voltadas para o setor defensivo. Críticas com nexo, diga-se de passagem.
Análise:
Análise:
No Mundial 2010, se viu uma defesa argentina formada por dois zagueiros centrais lentos: Samuel e Demichellis, e ao lado dois zagueiros improvisados como laterais: Otamendi e Heinze. Heinze muito tempo jogou improvisado na lateral esquerda, e mesmo se mostrando um zagueiro de raça, alí pouco rendía e foi muito criticado
Não é a toa que nas quartas de final da Copa 2010, a Alemanha se armou em contra ataques e explorou a lentidão e a falha nas laterais da Argentina.
A defesa Argentina nos últimos vem pecando muito em três quesitos:
- Saída de bola.
- Jogo aéreo.
- Ausência de bons laterais que saibam além de apoiar, retornar para dar cobertura e evitar um possível jogo aéreo ou "infiltração" na defesa"
Copa América 2011:
A defesa Argentina nos últimos vem pecando muito em três quesitos:
- Saída de bola.
- Jogo aéreo.
- Ausência de bons laterais que saibam além de apoiar, retornar para dar cobertura e evitar um possível jogo aéreo ou "infiltração" na defesa"
Copa América 2011:
Para a Copa América 2011 foram convocados os seguintes defensores: Burdisso, Gabriel Milito, Pareja e Garay. Destes 4 zagueiros, apenas Burdisso estava na Copa 2010. Batista vem procurando renovar a defesa argentina e efetivar laterais de ofício nas pontas a fim de melhorar o problema portenho. Zanetti, Zabaleta, Monzón e Rojo serão os encarregados das laterais
A provável defesa titular da Copa América será formada pela dupla de zaga Burdisso e Gabriel Milito, que inclusive ambos foram os mais votados na enquete do blog, que questionava sobre a dupla de zaga para o torneio.
Durante os amistosos pós Copa, nomes como Demichellis e Heinze foram descartados para dar lugar aos novos, mas mesmo assim em certos momentos os mesmos erros relacionados ao jogo aéreo e saída de bola vêm sendo repetidos e se tornando em certos momentos fatais à Argentina.
Na era Batista foram realizados 7 jogos da Seleção Principal e a defesa argentina sofreu 4 gols. Dos 4 gols sofridos, 2 vieram de bolas aéreas e um após falha na saída de bola. Mas vou mais além: A Argentina só não sofreu mais gols originados de bolas aéreas e erros na saída por incompetência dos adversários.
A maior tarefa de Sérgio Batista sequer antes de pensar em ganhar a Copa América é qualificar o setor defensivo argentino, ajustar os erros existentes buscando mudar a concepção de uma "famosa Argentina da frágil defesa."
Fiz um vídeo com os principais erros e defeitos da defesa argentina na Era Batista:
Como voce disse no inicio...
ResponderExcluirEm relação a defesa não tem nem o que falar...
(Raulinson josé ou Raul Bezerril)
ResponderExcluirO problema da nossa defesa é preocupante porque não temos grandes opções para o setor e isso nos deixa um degrau abaixo das grandes seleções.Batista está tentando renovar e me parece que pareja,que fez uma ótima partida contra o Brasil,será uma aposta do treinador.
Gabriel milito vem de contusão e também disputará uma vaga,assim como Garay e Burdisso.
Acho que teremos que conviver com zagueiros desse nível,é uma questão de opções no mercado argentino e não de má formação tática como fez maradona ao escalar zagueiros para as laterais.Ao menos teremos laterais de ofício em um nível regular,não há o que fazer;talvez por isso,ele não abra mão de três volantes,sendo somente Banega com função mais criativa.
Só nos resta esperar por futuras revelações já que Batista observa muito os mais jovens.