Postagens:

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Na Seleção Argentina também.



A semana que incluiu quebra de recordes e um espetáculo a parte chamou a atenção dos olhos do mundo inteiro para o argentino Lionel Messi, atacante do Barcelona(ES). Após os dois gols marcados frente ao Real Madrid nas semi finais da Liga dos Campeões da Europa, Messi chegou a marca de 179 gols se tornando o 3º maior artilheiro da história do Barcelona e maior artilheiro de um clube espanhol em uma só temporada. Lionel totalizou 52 gols após a partida frente aos merengues e se consagrou artilheiro da Liga dos Campeões pelo 3º ano consecutivo.

"Messi matador", "Super Messi", "Méssico", "Fantástico e Gigante", "Um poema", dentre outras expressões foram encontradas para definir o argentino 2 vezes melhor do mundo com apenas 23 anos de idade.

"Messi está caminhando para ser o melhor jogador da história do futebol. Se você projetar, verá que ele tem tudo para isso" - Sérgio Batista, treinador da Seleção Argentina de futebol.

A grande questão que me intrigou durante esses dias foram as controvérsias ditas pelas pessoas que conversei durante a semana. De um lado a mídia exaltando Messi, e do outro comentários exaltando o pouco futebol apresentado por Messi na Seleção Argentina.

Não concordo de forma alguma quando me dizem que Messi não atua bem na Seleção Argentina. Em uma certa época entre 2008 e 2009 sou obrigado a concordar que Messi realmente esteve apagado na Argentina(salvo as Olimpíadas - 2008). Porém desde o Mundial da África do Sul (mesmo sem marcar gols) aderí o conceito de que Messi é o melhor jogador da Seleção Argentina.

Na Copa 2010, Messi foi essencial em quase todos os gols da Seleção Argentina durante a Copa. E há de se convir que " a bruxa estava solta" para os lados de Lionel, já que durante a Copa houveram duas bolas na trave ( Contra Córéia do Sul e Grécia ), um confronto incrível contra o excelente goleiro Nigeriano Enyeama, e rebotes que originaram gols de Martín Palermo e Gonzalo Higuaín contra Grécia e Coréia do Sul respectivamente.

Na era Batista Messi assumiu mais do que nunca o papel de protagonista e de verdadeiro camisa 10 da Seleção Argentina. Salvo o amistoso contra a Costa Rica, atuou em todas as partidas pós Mundial 2010, e comandou a Argentina nos jogos contra Espanha, Brasil e Portugal, jogos considerados mais difíceis dentre os amistosos realizados.

A Argentina atualmente é basicamente um time de Messi e mais 10. O que contradiz o fato tão citado de que Messi não joga bem na Seleção Argentina.

É fácil elogiá-lo no Barcelona e criticá-lo na Argentina. O Barcelona atua semanalmente e treina diariamente com os mesmos integrantes. Situação contrária a das seleções que possuem convocações e treinamentos em geral mensalmente, ou até mesmo de dois em dois meses. A queda no entrosamento, variações táticas, convivência com companheiros diferentes são fatores que influem muitas vezes no nível apresentado por uma Seleção e também pelos jogadores integrantes desta.

Lionel Messi no comando de Sérgio Batista marcou 3 gols em 6 jogos que atuou. Atualmente "La Pulga" joga na Argentina exatamente como joga no Barcelona, como um atacante central flutuante, que muitas vezes retorna para buscar a bola e também acaba "caindo" pelas pontas com intensa movimentação.

Messi será o próximo jogador a ser imortalizado. É o melhor do mundo, atua de maneira invejável no time que mais encanta o mundo, o Barcelona, e "Na Seleção Argentina também."

O rótulo absurdo de que Messi não atua bem na Argentina precisa ser extinguido.


Fiz um vídeo com algumas jogadas, gols, lances muitas vezes esquecidos de Lionel Messi atuando pela Argentina desde o Mundial 2010, que considero o marco de suas excelentes atuações pela Seleção.




Um comentário:

  1. O Messi do Barcelona é sem comentarios, mas na seleção deve, não acho que ele seja maior que ninguem dentro de uma seleção. E o pouco tempo na seleção não é desculpa. Tem que batalhar para isso, se não vai passar e mais uma safra de jogadores argentinos não vai conseguir levar a Argetina para um fim de copa do mundo.

    ResponderExcluir